Estampas

A VZ trabalha com os mais modernos equipamentos, oferecendo desde as técnicas mais simples até as mais diferenciadas.

Bordado

Trazendo sofisticação, o bordado é um tipo de estampa que pode ser aplicada em todos os tecidos. Os critérios mais relevantes para fazer um orçamento são: tamanho da logomarca e o seu grau de preenchimento, uma vez que o cálculo é realizado de acordo com o número de pontos.

O desenvolvimento do “programa” de bordado, a utilização de linhas de qualidade e o maquinário de alta tecnologia são determinantes para um produto final de qualidade. Para que você receba uma peça de alto nível, a VZ se preocupa com cada um destes detalhes.

Na moda corporativa, o bordado computadorizado é muito utilizado, uma vez que torna a peça mais refinada e durável. O bordado é a estampa ideal para camisas polo.

 

Silk Screen

Serigrafia ou silk-screen é um processo de impressão no qual a tinta é aplicada no substrato através de uma tela previamente preparada. Este método é utilizado para impressão em vários tipos de materiais, como: papel, plástico, borracha, madeira, vidro e principalmente o tecido.

A serigrafia ainda é o processo de impressão mais versátil, pois existem inúmeras técnicas que produzem uma infinidade de estampas, como: perolizada, metalizada, alto-relevo, emborrachada, aveludada entre muitas outras.

Todo processo de serigrafia em camisetas, desde a produção dos fotolitos até a estampagem final, segue um rigoroso controle de qualidade para que as cores e os formatos estejam perfeitamente alinhados. Assim, a VZ atende aos mais exigentes padrões de qualidade.

Esta estampa é indicada para todos os tipos de tecidos, sendo muito requisita para camisetas promocionais.

Transfer Sublimático

Transfer sublimático é um processo para impressão de imagens em tecidos com fios sintéticos, como o poliéster. O termo “transfer” está associado à impressão da estampa em um substrato intermediário sendo transferida posteriormente para o tecido.

Muitas vezes ouvimos falar em tranfer sublimático, transfer off-set e transfer digital.

Isto está associado à forma como a estampa é impressa no substrato intermediário, ou seja, se o papel é impresso em uma máquina off-set dizemos que ele é um transfer sublimático off-set. Esse processo é muito utilizado para grandes tiragens.

A impressão digital é utilizada em pequenas tiragens, por não ter o custo de fotolito. Ela pode ser feita em impressoras formato A4 ou até em plotters de grandes formatos. Devido ao avanço das impressoras digitais, a impressão sublimática em silkscreen tem perdido espaço no mercado.

No caso do transfer sublimático, a estampa é impressa espelhada em um papel e só depois é transferida para o tecido através de uma prensa térmica.  Como este procedimento é feito em papel, a qualidade e a definição da estampa são altíssimas. Tal resultado não seria alcançado se ela fosse impressa diretamente no tecido.

O termo “sublimático” é utilizado devido à maneira de como a estampa é transferida para o tecido. A tinta que está seca (estado sólido) no substrato intermediário passa diretamente para o estado gasoso (sem passar pelo estado líquido) quando submetida ao calor da prensa, daí dá-se o nome “sublimação”. Como é o gás que tinge as fibras, o toque e a maciez do tecido ficam inalterados.

Por isso, a sublimação é muito utilizada em artigos esportivos, camisas de futebol, camisas de trilha e principalmente em abadás para carnaval, micaretas e festas.